FALAR EM PÚBLICO NÃO É UM BICHO DE SETE-CABEÇAS

by - novembro 14, 2014

Olá meninas sei que ontem não vim aqui atualizar o blog, é que a minha vida anda muito corrido, semana de provas chegando trabalhos e mais trabalhos, mas logo as férias chegam e as novidades no blog também, hoje vai ser uma super postagem, que foi feita por uma pessoa que é muito especial, a Maristela, ela sempre colabora com matérias excelentes para o blog, então vamos a postagem da Maristela!!
-------------------------------------------------------------------------



Quando precisamos falar na frente de outras pessoas, seja apresentando um trabalho na escola, um projeto no trabalho ou até mesmo em uma entrevista de emprego, muitas vezes ficamos ansiosas e nervosas, com frio na barriga, mãos suadas e medo de gaguejar, falar algo errado ou rirem de nós. É comum isso acontecer mas também é possível evitar.

Diversas causas levam ao nervosismo na hora de falar em público, desde timidez, falta de domínio sobre o tema e também medo de ser ridicularizado ou questionado sobre algo que não sabe a resposta. O maior segredo nessas horas é manter a calma e a confiança em si mesma.


Técnicas para falar em público


Quando bate o nervoso e ficamos com medo, podemos usar diversas técnicas para falar em público. Algumas dicas são gerais e valem para quem tem ou não vergonha, como pesquisar bastante o tema antes e treinar antes. Além disso, pode ser interessante observar as dicas abaixo:

· Relaxar e tentar se acalmar antes de começar a falar;

· Manter tópicos sobre o assunto ao seu alcance;

· Falar calma e pausadamente;

· Avisar a plateia que haverá um tempo para responder perguntas ao final da explanação;

· Moderar a altura da voz;

· Concentrar-se no assunto e não no público.

Um ponto importante ao falar em público, seja ele qual for, é perder o medo. Para isso vale manter o jogo de cintura quando fala algo errado ou esquece o que seria dito e saber ser humilde. Para treinar o discurso antes e diminuir as chances de erros, vale até apresentar-se para a família antes e assim ter maior segurança na hora H.



Cursos de aprimoramento

Mesmo quem já passou da fase de estudar e trabalha, o nervosismo na hora de apresentar um projeto ou até mesmo conversar com os superiores pode ser complicado. Para buscar equilíbrio no momento, vale atentar-se às dicas para falar em público e também buscar cursos de aprimoramento.

Cargos de gerência também merecem atenção, uma vez que nem sempre é fácil exercer cargos de liderança e comandar equipes. Para tanto, vale a pena investir em um treinamento de liderança e aprender técnicas de liderança para aplicar no trato com a equipe e deixar os funcionários a vontade e sentindo-se bem no ambiente corporativo.


Por Maristela Duarte – São Paulo/SP

You May Also Like

85 comentários

  1. Pra mim até hoje é um desafio falar em público e olha que vou ser professora hein? KKKKKKKK
    Morte x.x
    O post foi muito bom e ajuda bastante, eu até sigo algumas das dicas e realmente ajuda!!
    Beijos
    http://rabiscosecenas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa fico feliz que o post tenha te ajudado flor *-* logo logo você perde a vergonha beijos <3

      Excluir
  2. Gostei das dicas, fico sempre acanhada quando é para apresentar trabalhos na escola.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Tenho esse problema de falar em público. Nossa tenho muita vergonha mas adorei as dicas e sei que elas irão me ajudar!

    mega beijo

    www.simplesevaidosa.com

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post! Eu tenho muito problema para falar em público. Essas dicas vão me ajudar muito!

    Beijos, www.bloguntilwedie.com.br

    ResponderExcluir
  5. Já tive problemas com isso, mas hoje estou um pouco mais solta quando preciso falar em público,.
    Boas dicas, parabéns pelo post, beijos!
    www.mahmaquiagens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa eu também já tive problemas sabe , mas com o tempo foi passando ai agora eu falo sem parar em publico rsrs
      fico feliz que tenha gostado do post, beijos <3

      Excluir
  6. Nossa, amei as dicas! Eu realmente tava precisando desse post, ele veio na hora certa!
    Muito bom!
    Beijão! Bom final de semana.
    www.vitaminatrendy.com

    ResponderExcluir
  7. Eu sou meio tímida pra falar em público, tenho que trabalhar mais isso em mim!
    Gostei do post!
    Bjs
    janamakesesmaltesecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico feliz que tenha gostado do post, e espero que ele te ajude
      beijos <3

      Excluir
  8. Eu tenho um pouquinho desse problema! "/
    Mas espero que esse post me ajude! beijos
    http://docebunny.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Genteeee, morro de vergonha ! Quando tinha que dar um seminário na faculdade eu termia inteira.

    O que me ajudou um pouco foram os 4 anos que trabalhei na rádio com um radialista amigo meu... a primeira vez de falar no microfone também fiquei meio assim, aí depois acostumei. Eu esquecia que tinha milhares de pessoas ouvindo e, pra mim, era como se só tivessemos nós dois conversando, Aí a coisa fluía.

    Adorei as dicas da Maristela :)

    Bjoo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Sorteios Na Web |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa flor, eu tremi uma vez só quando eu fui apresentar um trabalho ai depois passou, que bom que você superou neah rsrs
      beijos <3

      Excluir
  10. muito boa as técnicas, arrasou"
    eu morro de pavor de falar em publico, pra defender a monografia foi nervosismo total
    kkkkkkkkkkkkk
    Blog Q’Luxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa imagino rsrs, mas espero que esse post te ajude, beijos <3

      Excluir
  11. Ótimas dicas, querida!
    Eu sou super travada pra falar em público.
    Vou tentar seguir as dicas! :)

    Bjinhos,

    Cris.
    Blog / IG / Fan Page

    ResponderExcluir
  12. Eu acho dificil quem nunca sofreu desse probleminha, antes eu tinha muito medo e muita vergonha de falar em publico, principalmente pra estranhos, posso dizer que melhorei muito, mas tenho que muuuito mais ainda hahah

    http://thayanepontes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aiinw flor fico feliz que tenha melhorado, e vai melhorar mais ainda
      beijos <3

      Excluir
  13. Xavier demorei tanto para ,e acostumar com isto, mas em uma faculdade de jornalismo ou você aprende, ou aprende né? Porque o que mais se tem que fazer é falar com pessoas e público.
    Adorei as dicas!!
    lelusantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis verdade na faculdade de jornalismo não tem jeito não tem como escapar, beijos <3

      Excluir
  14. Adorei o post flor!!
    Sou bem tímida as vezes, e diquinhas assim ajudam muito!!

    Um Beijo Minha Flor!!

    Carol e Camila :*

    http://vamospapear-camilaecarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico feliz que tenha gostado flor, e que tenha te ajudado
      beijos <3

      Excluir
  15. Eu sou super tímida! Ao falar em público, fico super nervosa. Vou tentar seguir suas dicas :)

    Beijos, <3
    http://verbomaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. segui sim, e torço que de certo com você flor, beijos <3

      Excluir
  16. Eu odeio falar em público! Tenho vergonha, esqueço tudo, é uma tragédia! ahahahaha Só falo mesmo quando não tem outro jeito!
    Adorei as dicas :)
    Beijos =*
    morandocomele.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa sério, ah uma hora você vai ver, vai conseguir falar em público, quem sabe essas dicas ajudem você beijos <3

      Excluir
  17. Excelentes dicas! Eu fico apenas um pouco nervosa no início ma passa logo!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  18. Antes eu tinha muitaaaaa vergonha de falar em público, agora estou um pouco melhor, mas ainda sinto vergonha, as dicas são ótimas :)!

    pequenos-exageros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sério? mas uma hora você vai se acostumar e não vai ter mais vergonha nenhuma fico feliz que tenha gostado das dicas, beijos linda <3

      Excluir
  19. Pra mim não é tanto um desafio, porque eu gosto, fico nervosa, mas algo bom, nem eu sei bem explicar. Eu gosto hahahaha Suuuuuper interessante o seu post! Beeeeejus lindona ♥

    www.doceencontro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah que bom flor, fico feliz que tenha gostado do meu post, rsrs
      beijos linda <3

      Excluir
  20. Ei lindona, vim agradecer a visita feita em meu blog, bom que está seguindo, quero lhe dar as boas vindas e que tu volte sempre!rs

    Quanto a falar em público eu acho que não tenho problema e nem vergonha, na verdade eu falo demais da conta..hahahhahahaha

    beijooo
    www.leyareismk.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk sério? eu também sou dessas faladeiras, de começo tenho aquela vergonha, mas depois que passa segure minha lingua kk
      beijos <3

      Excluir
  21. Acho que é uma questão de hábito! Boas dicas!

    http://finddyourway.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as vezes sim, mas as vezes tem pessoas que são tão vergonhosas que tem essa dificuldade, fico feliz que tenha gostado das minhas dicas, beijos <3

      Excluir
  22. Acho que é questão de hábito. Sou MUITO tímida e fiz o curso de guia de turismo.... depois desse curso pode me dar um microfone na mão que eu falo pra qualquer plateia....

    http://alinenomundo.com.br

    ResponderExcluir
  23. Preciso vencer minha timidez, tenho que aprender a lidar com esse negócio de falar em público.
    adorei seu post! bem útil!
    bjss
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho certeza flor que vai conseguir vencer sua timidez, fico feliz que tenha gostado do post, beijos <3

      Excluir
  24. Que interessante, tenho grandes problemas para apresentar um trabalho, não é somente o nervosismo, mas engloba uma porção de outras coisas, adorei as dicas, algumas delas já até coloquei em prática.

    http://confissoesdeumaaprendiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aiiw fico feliz que tenha gostado das dicas e espero que elas te ajudem
      beijos linda <3

      Excluir
  25. Eu sou bem timida no começo de tudo, mas quando é preciso falar sempre me saio bem.. e só sinto vergonha no começo depois me solto haha http://geoaraujoand.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também sou assim no começo tenho vergonha mas depois passa, rsrs beijos

      Excluir
  26. Adorei adorei as dicas, eu sou super timida e essas dicas acho que vão me fazer muito bem
    http://surejustnot.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Sou um pouco tímida, fico sempre nervosa para falar em público...é algo que pretendo melhorar mesmo :)
    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  28. Adorei as dicas, são ótimas! Não curto falar em público mas não chego a gaguejar e ficar nervosa haha mesmo assim, é sempre bom aprender algumas técnicas. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br | Participe do sorteio no blog (aqui)!

    ResponderExcluir
  29. Eu não tenho medo eu tenho pavor hahahaha
    Gostei das Dicas/Técnicas, vou tentar usar !
    Beijos ♥ O Melhor de Mim

    ResponderExcluir
  30. Sou tímida, mas sempre tento manter a calma e eu acho que aos poucos estou melhorando nesse quesito de nervosismo, risos.

    http://tendenciateenoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que cada dia mais você consiga melhorar e superar
      beijos linda <3

      Excluir
  31. eu odeio falar em público mas uma coisa que tem me ajudado muito a perder essa vergonha de apresentar trabalhos são os vídeos que eu faço pro youtube haha

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que bom, pelo menos assim você achou uma maneira de perder sua vergonha, e te ajudar nos trabalhos
      beijos <3

      Excluir
  32. Apesar do post eu discordo do título hahaha! Tenho muita vergonha de falar em público, já cheguei à ficar várias vezes de recuperação na escola por que não apresentava os trabalhos na frente da turma. Agora perdi mais a vergonha, mas ainda sim fico nervosa antes de qualquer aparição em público kkk.

    Beijos! | @steffanylopess
    www.soentreamigas15.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poxa flor então você tem muita vergonha mesmo hein, mas espero que com o tempo isso passe viu
      beijos <3

      Excluir
  33. Nós também temos dificuldade em falar publico, quando fazíamos trabalho para apresentar na faculdade ficávamos super ansiosas!!! Ótimas dicas!!

    beijos

    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu as vezes também fico ansiosa mas com o tempo vai passando
      beijos <3

      Excluir
  34. Semana que vem eu e meu grupo vamos apresentar um trabalho da faculdade numa exposição e fazemos isso todos os semestre. Eu nunca consigo falar direito, me embolo, esqueço o que tenho que falar e fico morrendo de vergonha, tremendo e tal. Semestre passado fomos brincar sobre tomar uma cerveja antes de apresentar e todo mundo descontrair. Como resultado, fiquei mais nervosa ainda e me deu um branco enorme que nem a apresentação em slide ajudava a lembrar.
    Mas são ótimas dicas!
    Beijos, Laísa Guimarães

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossaa kkkk desculpa tive que rir, tomar cerveja acho que não seria a melhor opção poxa Lah espero que essas dicas te ajudem viu
      beijos <3

      Excluir
  35. Estou quase no último ano da faculdade e ja´fazem alguns bons anos que eu perdi esse medo, e perdi porque um belo dia, um professor meu láaa da 4º serie disse: Você vai apresentar esse trabalho para as pessoas que convivem com você todos os dias, não há o que temer.
    E não é verdade? E hoje, quando eu dou alguma palestra para pessoas que não convivem comigo todo dia, eu apenas pensam que elas estam ali só para me ouvir. Então, é só eu ser "eu" e deixar fluir. E quando você derruba uma barreira que se cria involuntariamente da pessoa que esta palestrando e a que esta assistindo, fica bem mais fácil. Beijos, Clara do http://claravieirablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. super concordo com você flor, é só você ser quem é e deixar fluir
      beijos <3

      Excluir
  36. Eu sempre mantenho a calma e tudo,até chegar em frente a todos tô calma, aí quando vou falar no microfone.. Lá vem a tremedeira, vergonha, voz fina e chata, e começo a falar rápido. Um horror!
    hahaha, que Deus tenha misericórdia de mim!
    Bjs <3

    http://www.umamineirasonhadora.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa sério flor, espero que você perca esse seu medo
      beijos <3

      Excluir
  37. Meu medo de falar em público se resumia a apresentação de trabalhos escolares. Passou, assim que me formei na faculdade. hauahau...
    Uma Questão de Estilo

    ResponderExcluir
  38. Confesso que eu tenho medinho de falar em público, mas aos poucos tô me acostumando...
    Ótimas dicas!
    Xerim :)
    Visite o TL: http://www.trilouca.com/

    ResponderExcluir
  39. Nossa, linda, eu entendo a correria, também estou nessa fase! No final tudo dá certo, né?! rsrs
    Ameei o texto. Sempre fui muito tímida e para conseguir falar em público tive que me adaptar a alguns truques, hoje estou melhorando. rsrs
    Beijos

    www.rabiscando.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aiinw mt correria, fico feliz que você tenha aos poucos perdendo a timidez flor
      beijos <3

      Excluir
  40. Menina falar em publico pra mim sempre vai ser um bicho de 7 cabeças kkk tenho muita vergonha kk
    Beijos

    ♥ Blog Delineado Rosa

    ResponderExcluir
  41. Já tive muito problema com isso, mas depois da faculdade é necessário dar um jeito de se expressar!
    A dica que mais deu certo pra mim foi segurar sempre uma caneta na mão e agarrá-la com força quando ficava um pouco mais nervosa. Outra coisa é respirar. Respirar fundo sempre!
    Beijocas

    rendasepaetes.com

    ResponderExcluir
  42. Quando eu era mais nova, tinha bastante dificuldade para falar em público. Hoje não tenho mais rs
    Beijos, www.doseujeito.tk

    ResponderExcluir
  43. eu sou muito travada e falar em publico nem rola rs
    amei as dicas tá
    beijos

    http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Oi Maristela!
    Dicas valiosas realmente o nervosismo estraga tudo na hora de falar em publico,eu tenho uma trava a ansiedade vai a mil kkkk precisando treinar mais e relaxar!
    Beijos ótimo post
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Otimo texto
    eu era péssima pra falar em público, até q aprendi a técnica de olhar em um ponto qualquer acima da platéia e fingir q estou ali sozinha, ajuda muito kkk

    http://morenaemoderna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Instagram